Após uma prolongada saga de negociações, a Microsoft finalmente concluiu sua aquisição histórica da Activision Blizzard, no valor de impressionantes US$ 69 bilhões, marcando um marco significativo no mundo dos jogos. O acordo foi oficializado no dia 13 de outubro de 2023, após a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido dar sua aprovação, excluindo direitos de jogos em nuvem.
Phil Spencer, o chefe do Xbox, expressou sua admiração pelas contribuições da Activision, Blizzard e King para a indústria de jogos, entretenimento e cultura pop. Ele enfatizou que este acordo histórico abre portas para novas formas de jogar, transformando a Microsoft na terceira maior empresa de jogos do mundo, ficando atrás apenas da Tencent e da Sony.
A Activision é conhecida por criar jogos populares como Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush. Recentemente, especulações surgiram quando a empresa foi vista se preparando para lançar jogos Call of Duty por meio do serviço de assinatura Xbox Game Pass.
A aquisição até esse acordo foi tumultuada
O anúncio inicial foi feito em janeiro de 2022 e, apesar da aprovação dos acionistas da Activision em abril, enfrentou obstáculos significativos. Tanto a CMA do Reino Unido quanto a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA lançaram investigações, alegando que o acordo poderia conceder à Microsoft um poder excessivo na indústria de jogos, prejudicando a concorrência.
A Microsoft defendeu vigorosamente seu caso, argumentando que a aquisição beneficiaria os consumidores, permitindo investimentos adicionais nos estúdios e produtos da Activision Blizzard. Comprometeu-se a manter os jogos da empresa em várias plataformas, sem torná-los exclusivos para o Xbox.
Após um processo judicial prolongado, que culminou em julho de 2023, um juiz federal decidiu a favor da Microsoft, rejeitando os pedidos da FTC. As empresas prorrogaram o prazo original de aquisição até outubro de 2023. Em setembro de 2023, a CMA do Reino Unido concedeu sua aprovação provisória ao acordo, após ajustes nos termos da fusão e acordos com outras empresas, como Nintendo e Nvidia, garantindo que os jogos Call of Duty permanecessem disponíveis em diversas plataformas, incluindo o serviço de streaming GeForce Now. Este marco representa não apenas um capítulo importante para a Microsoft, mas também para a indústria de jogos como um todo, moldando o cenário futuro das experiências de jogo para milhões de jogadores ao redor do mundo.