Internet Explorer, antigo navegador da Microsoft, completa nesta terça-feira, 21 anos de vida! O navegador da gigante dos software surgiu pela primeira vez em 16 de agosto de 1995.
Internet Explorer 1 fez sua estreia no Windows 95 e foi parte do Internet Jumpstart Kit no Microsoft Plus para o sistema operacional. O interessante é que o Internet Explorer 1 foi a criação de uma equipe com apenas seis trabalhadores, mas que expandiu-se rapidamente nos anos seguintes.
#TechHistory: Today in 1995, the first version of #Microsoft‘s Web browser, #Internet Explorer 1, debuted.
— IEEE (@IEEEorg) 16 de agosto de 2016
Agora na versão 11, Internet Explorer não é mais prioridade da Microsoft, como a empresa introduziu um novo navegador chamado “Edge” que é oferecido como opção padrão no Windows 10, seu novo sistema operacional.
Foco total no Microsoft Edge
O desenvolvimento do Microsoft Edge foi necessário principalmente porque a gigante do software precisava de um novo começo para competir com os outros navegadores, como o Chrome e Firefox, o que fez com que a empresa deixasse o Internet Explorer em segundo plano.
Um novo motor de alimentação e um leque mais amplo de recursos, que incluem suporte para extensões, devem fazer do novo navegador da Microsoft um rival de peso para os navegadores concorrentes, embora sua adoção ainda é impactada pela disponibilidade limitada do Windows 10 – a Microsoft já disse que não tem planos de levar o Edge para as versões anteriores do Windows ou em outros sistemas operacionais.
Internet Explorer não receberá mais novas versões, recursos e melhorias, mas a Microsoft vai continuar lançando atualizações cumulativas para evitar vulnerabilidades e problemas de segurança. Desta forma, os usuários que ainda estão executando o Internet Explorer, sejam eles consumidores ou empresas, pode permanecer totalmente protegido antes de migrarem para o Edge.
Obviamente, a quota de mercado do Internet Explorer está caindo rapidamente, e as estatísticas mostraram que o Google Chrome se tornou o líder com uma quota de 50%. Embora, só o tempo dirá se o Microsoft Edge vai dominar o mercado de navegadores, mas no momento, só nos resta esperar por esse dia.