Como ativar a integridade da memória no Windows 10

Desde a versão 1803 do Windows 10, a experiência da Central de Segurança do Windows Defender ganhou vários aprimoramentos, incluindo uma seção chamada “Segurança do dispositivo” que fornece geral dos recursos de segurança suportados pelo computador, e a integridade da memória no isolamento de núcleo é uma dessas ferramentas.

O isolamento de núcleo é um recurso de segurança baseado em virtualização projetado para fornecer uma camada extra de segurança contra malware e outros tipos de ataques. E a integridade da memória é um recurso que faz parte do isolamento de núcleo, que ajuda a evitar códigos mal-intencionados acesse processos de alta segurança no caso de ataque.

Neste tutorial do Windows 10, mostraremos as instruções para ativar o recurso de integridade da memória do isolamento de núcleo incluído no Windows 10, versão 1803 ou posterior, para aumentar a segurança do seu computador.

Ativar a integridade da memória do isolamento de núcleo

Para habilitar o recurso de integridade da memória em seu dispositivo com o Windows 10, versão 1803 ou superior, faça o seguinte:

1. Abra a Central de Segurança do Windows Defender.

2. Clique em Segurança do dispositivo.

Integridade de memória do Isolamento de núcleo

3. Em Isolamento de núcleo, clique no link Detalhes de isolamento do núcleo.

Integridade de memória do Isolamento de núcleo

3. Ative a opção de Integridade da memória. Em seguida, você precisa clicar em “Sim” no UAC para continuar com a ativação.

Integridade de memória do Isolamento de núcleo

4. Depois de ativá-lo, você precisará reiniciar o computador para aplicar as novas alterações.

Observação: vale a pena ressaltar que esse é um recurso de segurança baseado em virtualização, o que significa que o processador deve oferecer suporte à virtualização, precisa também estar ativada na BIOS. Caso contrário, a opção não estará disponível.

Corrigindo problemas com o isolamento de núcleo

Em alguns casos, é possível se deparar com problemas de compatibilidade de aplicativos se o isolamento de núcleo estiver ativado. Se esse for o caso, talvez seja necessário desativar o recurso para resolver esse problema.

Integridade de memória do Isolamento de núcleo

Se você está tentando desabilitar a integridade da memória na Central de Segurança do Windows Defender, mas a opção está esmaecida com a mensagem “Esta configuração é gerenciada pelo administrador”, você pode usar o Editor do Registro para desabilitar o recurso:

1. Use o atalho de teclado Windows + R para abrir a caixa de comando Executar.

2. Digite regedit e clique em OK.

3. Navegue até o seguinte caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\DeviceGuard\Scenarios\HypervisorEnforcedCodeIntegrity

4. Clique duas vezes na chave Enabled.

5. Defina seu valor de 1 para 0 e clique em OK.

Integridade de memória do Isolamento de núcleo

Depois de concluir as etapas, reinicie o computador para aplicar as alterações.

7 comentários

  1. Preciso desabilitar a integralidade da memória para o funcionamento do token certisign, ao menos segundo o suporte deles. Não conseguia por conta do erro acima, que dizia que eu não seria administrador. Segui os passos e deu certo, porém quando eu reinicio o pc para aplicar a alteração ele volta a ficar habilitado. O que posso fazer para mantê-lo desabilitado após essa reinicialização? Uso surface pro 9 com Windows 11.

    • 1. Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\DeviceGuard.
      2. Verifique se as chaves “EnableVirtualizationBasedSecurity” ou “RequirePlatformSecurityFeatures” estão presentes. Se estiverem, verifique se seus valores estão configurados corretamente (1 para habilitado, 0 para desabilitado).
      3. Se as chaves não estiverem presentes ou se os valores estiverem incorretos, crie ou modifique as chaves e defina os valores apropriados.
      5. Feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

  2. Dentro de Scenarios só tem uma pasta chamada “CredentialGuard” não existe a pasta “HypervisorEnforcedCodeIntegrity”

    • Acabei de verificar aqui que as duas pastas ainda estão presentes na última versão do Windows 10/11.
      Tenta atualizar e reparar os arquivos do sistema com o comando sfc /scannow.

Deixe seu comentário