A Microsoft anunciou que o co-fundador e ex-CEO da empresa está se afastando do Conselho de Administração da empresa. Gates agora dedica mais tempo a “suas prioridades filantrópicas, incluindo saúde global, desenvolvimento, educação e seu crescente envolvimento no combate às mudanças climáticas“, afirmou a Microsoft. Bill Gates também continuará atuando como consultor técnico do atual CEO da Microsoft, Satya Nadella.
“Com relação à Microsoft, renunciar ao conselho de forma alguma significa renunciar à empresa“, disse Gates em um post no LinkedIn anunciando que está renunciando ao cargo na Microsoft e na Berkshire Hathaway. “A Microsoft sempre será uma parte importante do trabalho da minha vida e continuarei envolvido com Satya e a liderança técnica para ajudar a moldar a visão e atingir os objetivos ambiciosos da empresa“.
“Foi uma tremenda honra e privilégio ter trabalhado e aprendido com Bill ao longo dos anos. Bill fundou nossa empresa com uma crença na força democratizante do software e uma paixão em resolver os desafios mais prementes da sociedade. E a Microsoft e o mundo são melhores para isso. O conselho se beneficiou da liderança e visão de Bill. E a Microsoft continuará se beneficiando da paixão e conselhos técnicos contínuos de Bill para impulsionar nossos produtos e serviços. Sou grato pela amizade de Bill e espero continuar a trabalhar ao lado dele para cumprir nossa missão de capacitar todas as pessoas e todas as organizações do planeta a alcançar mais“, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Gates fundou a Microsoft com Paul Allen em 1975 e atuou como CEO até 2000, deixando as rédeas para Steve Ballmer. Gates continuou atuando como presidente do conselho da Microsoft até 2014, no mesmo ano em que Nadella assumiu o cargo de CEO.
Ao longo dos anos, Bill Gates continuou a se concentrar mais em seus esforços filantrópicos através da Fundação Bill & Melinda Gates.
Com informações: Microsoft