O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou recentemente o aplicativo Celular Seguro para ajudar a combater o roubo e furto de aparelhos móveis no Brasil. O aplicativo permite que os usuários cadastrem previamente seus números de celular e de uma pessoa de confiança, para que se tenha maior agilidade em comunicações no caso de roubo ou furto de seus celulares. O procedimento de cadastro é realizado por meio do aplicativo ou site, com autenticação via ambiente Gov.br, do governo federal.
O aplicativo permite que o usuário bloqueie o celular roubado ou furtado, evitando que os assaltantes tenham acesso a aplicativos bancários e informações pessoais, protegendo assim a integridade dos dados dos usuários. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O aplicativo Celular Seguro está disponível para download nas lojas de aplicativos. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa que possua um celular compatível com o sistema operacional Android ou iOS.
Esperamos que o aplicativo ajude a reduzir o número de roubos e furtos de celulares no Brasil e a proteger a integridade dos dados dos usuários.