O Windows 11 é a nova versão do sistema operacional da Microsoft, que traz diversas novidades e melhorias para os usuários. Uma delas é o Controle Inteligente de Aplicativos, um recurso de segurança que pode impedir que aplicativos perigosos sejam executados no seu dispositivo.
Mas como funciona o Controle Inteligente de Aplicativos? Quais são os benefícios e as limitações desse recurso? Como ativá-lo ou desativá-lo? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre essa novidade do Windows 11. Confira!
O que é o Controle Inteligente de Aplicativos?
O Controle Inteligente de Aplicativos é um recurso que adiciona uma camada extra de proteção ao seu dispositivo, bloqueando aplicativos mal-intencionados ou não confiáveis. Ele também ajuda a evitar aplicativos potencialmente indesejados, que são aqueles que podem deixar o seu dispositivo lento, exibir anúncios indesejados, oferecer software extra que você não quer ou fazer outras coisas que você não espera.
O Controle Inteligente de Aplicativos funciona em conjunto com o seu outro software de segurança, como o Microsoft Defender ou ferramentas antivírus não Microsoft, para garantir a sua segurança.
Como o Controle Inteligente de Aplicativos funciona?
Quando você tenta executar um aplicativo no Windows, o Controle Inteligente de Aplicativos verifica se o serviço de segurança inteligente da Microsoft, baseado na nuvem, pode fazer uma previsão confiável sobre a segurança do aplicativo. Se o serviço acredita que o aplicativo é seguro, ele permite que ele seja executado. Se ele acredita que o aplicativo é malicioso ou potencialmente indesejado, ele bloqueia o aplicativo.
Se o serviço de segurança não consegue fazer uma previsão confiável sobre o aplicativo, o Controle Inteligente de Aplicativos verifica se o aplicativo tem uma assinatura válida. A assinatura é uma forma de identificar a origem e a integridade do aplicativo. Se o aplicativo tem uma assinatura válida, ele permite que ele seja executado. Se o aplicativo não tem assinatura ou tem uma assinatura inválida, ele considera o aplicativo não confiável e bloqueia o aplicativo para a sua proteção.
Como ativar ou desativar o Controle Inteligente de Aplicativos?
O Controle Inteligente de Aplicativos pode ser ativado ou desativado nas configurações do navegador Microsoft Edge e do aplicativo Segurança do Windows. Você pode acessar essas configurações digitando “Controle Inteligente de Aplicativos” na caixa de pesquisa do Windows.
O Controle Inteligente de Aplicativos começa no modo de avaliação. Esse é um período em que o Windows tenta determinar se você é um bom candidato para esse recurso. Se você for um bom candidato, ele será ativado automaticamente. Se não, ele será desativado.
No modo de avaliação, o Controle Inteligente de Aplicativos não bloqueia nenhum aplicativo.
Depois que a avaliação termina ou se você ativa ou desativa manualmente o recurso, você não pode voltar ao modo de avaliação, a menos que reinstale ou redefina o Windows.
Quais são as limitações do Controle Inteligente de Aplicativos?
O Controle Inteligente de Aplicativos só está disponível em instalações limpas do Windows 11. Isso significa que se você atualizou o seu dispositivo para o Windows 11 a partir de uma versão anterior do Windows, você não poderá usar esse recurso.
Além disso, há outras razões pelas quais o Controle Inteligente de Aplicativos pode ser desativado:
- Durante o modo de avaliação, foi determinado que você não era um bom candidato para esse recurso.
- Ele foi desativado manualmente por você ou por outro usuário conectado ao dispositivo.
- O seu dispositivo está executando o Windows no modo S. Você precisa desativar o modo S e redefinir o seu dispositivo para entrar no modo de avaliação.
- Você tem os dados de diagnóstico opcionais do Windows desativados. Se você quiser ativar o Controle Inteligente de Aplicativos, você precisa redefinir o seu dispositivo ou reinstalar o Windows e selecionar “Enviar dados de diagnóstico opcionais” durante o processo de instalação.
Conclusão
O Controle Inteligente de Aplicativos é um recurso do Windows 11 que pode aumentar a sua segurança e proteger o seu dispositivo de aplicativos perigosos. Ele usa um serviço de segurança inteligente da Microsoft para verificar a confiabilidade dos aplicativos que você tenta executar. Ele também verifica se os aplicativos têm assinaturas válidas, que são uma forma de identificar a origem e a integridade dos aplicativos.
Você pode ativar ou desativar o Controle Inteligente de Aplicativos nas configurações do navegador e do aplicativo no aplicativo Segurança do Windows. Ele começa no modo de avaliação, que é um período em que o Windows tenta determinar se você é um bom candidato para esse recurso. Se você for, ele será ativado automaticamente. Se não, ele será desativado.
O Controle Inteligente de Aplicativos só está disponível em instalações limpas do Windows 11. Além disso, há outras razões pelas quais ele pode ser desativado. Você pode enviar feedback ou sugestões sobre o Controle de Aplicativo Inteligente usando o Hub de Feedback do Windows.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender melhor esse recurso do Windows 11. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo!
Com informações: Suporte Microsoft