Assim como seus predecessores, o Windows 10 também oferece muitos efeitos visuais, e o sistema habilita a maioria deles por padrão. Veja a seguir como desativar efeitos visuais do Windows 10 para obter o melhor desempenho.
Os efeitos visuais recebem uma quantidade considerável de recursos do sistema e podem diminuir a velocidade do seu dispositivo, especialmente em PC’s com menos de 4 GB de memória RAM.
Se o seu computador apresenta lentidão na abertura de aplicativos, menu Iniciar congelando, ou perda de performance do seu jogo favorito. Então, basta seguir os simples passos abaixo para melhorar o desempenho do seu Windows 10.
[su_note]Nota: Testamos o método no Windows 10, mas isso também funciona em dispositivos com o Windows 8.1 e Windows 7.[/su_note]
Desativar efeitos visuais do Windows 10
1. Na caixa de pesquisa da Cortana, digite sysdm.cpl e, em seguida, pressione a tecla Enter para abrir as Propriedades do Sistema. Ou pressione a tecla do Windows + R e, em seguida, copie e cole o comando acima e selecione “OK”.
2. Mude para a guia Avançado. Na seção Desempenho, clique no botão Configurações.
3. Selecione a opção Ajustar para obter o melhor desempenho e clique em Aplicar. Isso vai desativar todos os efeitos visuais e obter o melhor desempenho possível do sistema.
Se você quiser manter alguns efeitos visuais, selecione a opção Personalizar e, em seguida, desmarque os efeitos visuais que você não deseja ver e clique em Aplicar.
Observações
- Quando os efeitos visuais estão desligados, as fontes do seu PC podem parecer estranhas. Se você quiser restaurar o aspecto original das fontes, selecione “Usar fontes de tela com cantos arredondados” e clique em Aplicar.
- Outro efeito visual que você pode deixar marcado é a opção “Mostrar miniaturas em vez de ícones”, caso queira restaurar as miniaturas de suas imagens.
- Dependendo da quantidade de RAM no seu PC, a desativação dos efeitos visuais pode tornar insignificante o impacto no desempenho do sistema.