A Piriform inseriu um novo recurso em seu software mais popular, o CCleaner. O recurso “monitoramento ativo” é executado continuamente em segundo plano e exibe notificações na tela de seu dispositivo.
Para que serve este recurso?
O monitoramento é uma grande característica do CCleaner, é também uma maneira fácil de limpar arquivos inúteis. O recurso envia notificações ao limpar arquivos da lixeira, ao fechar o navegador e quando há muito “lixo” deixados pelos navegadores, rastros de programas, etc.
Por quê desabilitar?
Ás vezes o recurso se torna irritante quando ele mostra as notificações em alguns momentos. Enquanto algumas pessoas adoram esse recurso de monitoramento ativo, há usuários que preferem a limpeza manual e deseja desativar esse recurso.
Se você sentir que o recurso de monitoramento não é necessário, você pode facilmente desabilitá-lo. Siga os passos abaixo para desativá-lo em seu CCleaner.
Desabilitando o monitoramento ativo do CCleaner
1. Abra o CCleaner.
2. No painel á esquerda do programa, clique em Opções.
3. No lado direito, clique em Monitoramento, para ver as configurações.
4. Desmarque a opção Ativar monitoramento do sistema e, em seguida, desmarque a opção Habilitar monitoramento ativo.
Observação: note que não é possível desativar o “monitoramento ativo” sem antes desativar o “monitoramento do sistema”.
5. Para finalizar, clique no botão Sim, quando você vê o diálogo de confirmação.
É isso! Você acabou de desabilitar o monitoramento do CCleaner.
Removendo o ícone da bandeja do sistema
Se você deseja removê-lo da bandeja do sistema, basta clicar em Configurações e, em seguida, desmarcar a opção Mostrar o CCleaner na área de notificação do Windows.
Pronto. O ícone desaparecerá como um passe de magica!
Atualização: 02/08/2018
Após a ultima atualização do CCleaner, o programa não permite mais desligar a monitoramento ativo, ou seja, agora está sempre ativo. Isto significa que a ferramenta estará sempre aberto em segundo plano sendo apenas possível desligá-lo através do Gerenciador de Tarefas.
Após várias reclamações, a Avast reconheceu que este ataque à privacidade aos usuários do Ccleaner não é benéfica e, por isso, anunciou que está a trabalhando numa atualização que irá acabar com este problema, mas ainda sem data anunciada.
A nossa sugestão é, obviamente, que desinstale o programa até que a equipe do Avast permita a desabilitação do recurso.