A Microsoft anunciou hoje o Windows 11, a próxima versão do Windows que traz consigo uma grande revisão da interface do usuário (IU), eliminando os blocos dinâmicos que estreou com o Windows 8 em 2012. As alterações foram originalmente pensadas para fazer parte de uma atualização conhecida pelo o codinome Sun Valley para o Windows 10.
O Windows 11 apresenta um novo design de menu Iniciar que abriga ícones de aplicativos, em vez de blocos dinâmicos. Os ícones da barra de tarefas agora estão centralizados por padrão e os menus desdobráveis do menu Iniciar e do Centro de ações agora flutuam acima da barra de tarefas. Existem novas animações em todo o quadro, o que é sempre uma adição bem-vinda quando se trata de melhorias na experiência do usuário.
A Central de Ações que abriga os botões e notificações de ações rápidas também está recebendo uma grande atualização. Assim como com outros bits no sistema operacional, a empresa está tomando muito emprestado do extinto Windows 10X . As ações rápidas e notificações agora são seções separadas, permitindo um design mais limpo.
Há melhorias em desktops virtuais e multitarefa, incluindo o recurso de ajuste de janela que foi identificado na construção anterior. Os desktops virtuais agora podem ter desktops separados, e o ícone dedicado na barra de tarefas agora é dedicado a desktops virtuais, substituindo a linha do tempo do Windows 10.
A empresa também está trazendo uma série de melhorias para aqueles que usam o sistema operacional em dispositivos com tela sensível ao toque. Existem novos gestos para alternar entre aplicativos, melhorias para redimensionar usando uma caneta ou um dedo e muito mais. Esses novos gestos são combinados com o teclado de toque aprimorado para aprimorar a experiência de uso do Windows em um tablet ou dispositivo habilitado para toque.
O Windows 11 também traz melhorias para o desempenho. Panos Panay diz que as atualizações do Windows serão 40% menores e tecnologias como Direct Storage trarão melhor desempenho em jogos. O Windows Hello, o lançamento de aplicativos e outros também serão mais rápidos, afirma a empresa.
Em seguida, vem a Microsoft Store, que está ganhando um novo recurso enorme na forma de suporte para aplicativos Android, junto com uma atualização visual massiva. A empresa está adicionando uma loja da Amazon para permitir que os usuários baixem aplicativos Android, como o TikTok, diretamente para o Windows 11 por meio dessa loja.
Como esperado, os primeiros a receber a versão oficial do Windows 11 serão o Windows Insiders. A empresa estará lançando atualizações para o sistema operacional gradualmente para polir as arestas e adicionar recursos antes de lançar o sistema operacional para os usuários mais tarde.
O sistema operacional será fornecido com novos dispositivos e para usuários existentes do Windows 10, a empresa lançou um aplicativo PC Health Check para que os usuários verifiquem a compatibilidade.