A Microsoft anunciou hoje a compra do GitHub por US$ 7,5 bilhões, plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git. De acordo com o post em seu blog, a transação será concluída até o final deste ano. Satya Nadella tinha o seguinte a dizer sobre o assunto:
A Microsoft é uma empresa que desenvolve primeiro e, ao unir forças com o GitHub, fortalecemos nosso compromisso com a liberdade, a abertura e a inovação dos desenvolvedores. Reconhecemos a responsabilidade da comunidade que assumimos com este contrato e faremos nosso melhor trabalho para capacitar cada desenvolvedor a construir, inovar e solucionar os desafios mais prementes do mundo.
O GitHub continuará operando como está, com sua comunidade de desenvolvedores de 28 milhões de pessoas recebendo total liberdade para usar qualquer sistema operacional ou ferramentas que desejar.
Novo CEO da GitHub
Além disso, o vice-presidente corporativo da Microsoft e fundador da Xamarin Nat Friedman assumirá a função de novo CEO da GitHub, enquanto o atual CEO, Chris Wanstrath, se tornará um membro técnico da Microsoft. Wanstrath, que se reportará ao Scott Guthrie da Microsoft, afirmou que:
Estou extremamente orgulhoso do que o GitHub e nossa comunidade realizaram na última década, e mal posso esperar para ver o que está por vir. O futuro do desenvolvimento de software é brilhante e estou entusiasmado por unir forças com a Microsoft para ajudar a torná-lo uma realidade. O foco deles em desenvolvedores se alinha perfeitamente com o nosso, e sua escala, ferramentas e nuvem global terão um grande papel em tornar o GitHub ainda mais valioso para desenvolvedores em todos os lugares.
Os lucros do GitHub serão reportados na divisão Intelligent Cloud da Microsoft em relatórios financeiros.
Em outro post, Wanstrath afirmou que, apesar de seus desentendimentos com a Microsoft no passado, a empresa agora mudou com foco maior em desenvolvedores e software de código aberto. Além disso, o aquisições bem sucedidas da empresa com o Minecraft e LinkedIn mostrou o executivo que a gigante de tecnologia Redmond é sério sobre o crescimento das empresas que adquire.
Por fim, Wanstrath observou que tanto a Microsoft quanto o GitHub agora têm objetivos compartilhados, o que inclui fornecer uma plataforma aberta para desenvolvedores, tornar o desenvolvimento de software mais fácil e acessível e acreditar que eles podem fazer “coisas maiores juntos do que sozinhos”.
Fonte: Microsoft