O Paint foi um dos aplicativos marcados para depreciação no Windows 10 Fall Creators Update. Embora o Paint permanecesse disponível para os usuários, ele nunca recebeu nenhum recurso novo, já que enfrentava a possibilidade de ser eliminado do Windows 10 em algum momento no futuro.
No final de 2017, a Microsoft começou a exibir um alerta dentro do Paint avisando os usuários sobre sua iminente partida, já que estava programado para ser substituído pelo Paint 3D. No entanto, isso não significava que o aplicativo seria removido por completo, pois ele ainda estaria disponível na Microsoft Store.
Felizmente para os fãs do Paint, Brandon LeBlanc, Gerente Sênior de Programas para Windows da Microsoft, confirmou hoje em um tweet em resposta ao site de notícias de tecnologia italiano HTNovo, que o Paint permanecerá no Windows 10 por enquanto, e será incluído na Atualização de maio de 2019 (versão 1903).
Não está claro por que a Microsoft de repente reteve seu plano de remover o Paint, mas ainda é um aplicativo útil para alguns usuários do sistema.