Microsoft e Volkswagen firmaram um acordo para usar a tecnologia de nuvem Azure, da gigante do software, para conectar toda a frota do fabricante de carros como parte de sua iniciativa de transformação digital. Isso significa que os serviços digitais e as ofertas de mobilidade da Volkswagen no futuro serão baseados no Azure.
A Volkswagen anunciou essa nova parceria na sexta-feira e disse que vai trabalhar com a Microsoft para desenvolver o que chama de “Volkswagen Automotive Cloud”, com o objetivo de ajudar a fornecer serviços digitais e de mobilidade em toda a sua frota. Sob a aliança, as empresas pretendem ter mais de cinco milhões de novos veículos da marca Volkswagen por ano conectados através do Azure e da Internet das coisas até 2020.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, disse:
A Volkswagen está aproveitando a tecnologia para transformar digitalmente e oferecer serviços inovadores de carros conectados aos seus clientes. As principais empresas do mundo operam no Azure, e estamos muito felizes que a Volkswagen tenha escolhido a Microsoft. Juntos, iremos reimaginar a experiência de dirigir para pessoas em todos os lugares.
Como parte do acordo, a Volkswagen planeja abrir um escritório de desenvolvimento de nuvem automotiva na América do Norte, perto de Redmond, onde a Microsoft está sediada. A gigante do software ajudará a Volkswagen em muitos aspectos do seu próximo centro de desenvolvimento de nuvem, incluindo contratação, gerenciamento de recursos humanos e serviços de consultoria. O escritório deve empregar cerca de 300 engenheiros no futuro próximo.
A parceria entre a Microsoft e Volkswagen destaca o crescente interesse das montadoras em investir em veículos conectados em colaboração com empresas de tecnologia de consumo.
Imagem: Volkswagen