Muitos usuários ainda estão no Windows 7, e o instituto AV-TEST decidiu realizar uma nova série de testes de segurança para determinar o melhor antivírus para Windows 7, famosa versão do Windows lançada em 2009.
Sem surpresa, quase os mesmos produtos de segurança estão no topo, com Bitdefender Internet Security, Kaspersky Internet Security e Trend Micro Internet Security marcando o número máximo de pontos em testes de proteção, desempenho e usabilidade. Todos os três antivírus ficou em 6 de 6 pontos para cada teste, ocupando como o melhor antivírus para Windows 7.
Avira, Avast e AVG também se saíram muito bem, mas eles não receberam o número máximo de pontos nesses testes.
Avast, por exemplo, recebeu 5,5 pontos para a proteção, 4 pontos para o desempenho, e 5,5 pontos para a usabilidade, enquanto o AVG marcou 5,5 pontos em absolutamente todos os testes. Avira obteve os mesmos resultados que AVG em proteção e desempenho, mas obteve 6 pontos para a usabilidade. Comodo ficou com 3 pontos, e foi o único antivírus que tem teve a pior pontuação.
Microsoft Security Essentials
Produtos de segurança da Microsoft também foram postos nos testes, desta vez, e certamente não decepcionou. Apesar do Windows 7 não vir com uma proteção de antivírus embutida, AV-TEST conduziu a mesma proteção, desempenho e usabilidade no Microsoft Security Essentials, que recebeu 3,5, 5,0 e 5,5 pontos, respectivamente.
A pontuação geral de 14 pontos, de um máximo de 18 anos não é nada abaixo das expectativas, dado o fato de que este antivírus é oferecido gratuitamente aos usuários do Windows 7 e certamente mostra uma melhoria substancial em relação as versões anteriores, o que muitas vezes não conseguiu bloquear malwares com sucesso.
No entanto, em termos de proteção, Microsoft Security Essentials ainda precisa de melhorias, mas vale a pena tentar, especialmente se você está procurando uma proteção de antivírus gratuita com atualizações regulares.