Microsoft vai parar de lançar atualizações para a versão original do Windows 10 em março deste ano, mas de acordo com as estatísticas, a maioria dos usuários já estão prontos para isso.
A Microsoft não atualizará o Windows 10 versão 1507 (versão original, lançada em julho de 2015) a partir do dia 26 de março, a empresa manterá suporte as duas versões mais recentes do ramo atual.
Em outras palavras, uma vez que a Microsoft lança a mídia de instalação para a atualização de aniversário, a empresa apenas manterá o suporte para versão 1511 (atualização de novembro) e versão 1607 (atualização de aniversário).
O lançamento da mídia de instalação está prevista para 26 de janeiro, o que significa que em 26 de março, a versão original do Windows 10 para de receber atualizações.
Quase ninguém usando a versão 1507
Embora para organizações este prazo não pode ser boa notícia, as estatísticas mostram que a maioria dos usuários já atualizou, não incluindo aqui as empresas que estão matriculadas no ramo de manutenção a longo prazo (LTSB).
Estatísticas fornecidas em dezembro pela AdDuplex revela que havia apenas 2,6% de usuários executando o Windows 10 versão 1507, apenas 10,4% deles estão ainda na atualização de novembro, enquanto a atualização de aniversário do Windows 10 tem cerca de 86,3% de usuários ativos.
Em outras palavras, o prazo de 26 de março não deve impactar muito, embora haja a possibilidade de que alguma empresa acelere na sua política de atualização para garantir que seus sistemas continuam a ser atualizados.
Mas no final, a fragmentação da versão 10 do Windows quase não existe, com a Microsoft fazendo um bom trabalho quando se trata de migração de usuários para a versão mais recente do sistema operacional sempre que ele se torna disponível.