O Windows Defender está atualmente protegendo mais da metade dos PCs com Windows, segundo um funcionário da empresa. Em outras palavras, computadores em que o Windows Defender vem pré-instalado, 50% ficam com o antivírus da Microsoft, o restante desabilita e muda para uma proteção de terceiros.
Essa é uma conquista importante para a Microsoft, especialmente porque, na última década, o software de segurança de terceiros se tornou mais ou menos obrigatório em um computador com Windows, devido aos riscos de segurança.
Estatísticas do Windows Defender
De acordo com a última rodada de testes antivírus da AV-TEST, o Windows Defender é um dos principais softwares de segurança do mercado, com desempenho compatível com o de fornecedores terceirizados, como Kaspersky e Symantec.
“O Windows Defender já possui mais de 50% de participação no ecossistema Windows. Então, são mais de meio bilhão de máquinas que executam o Windows Defender em um modo ativo como o antivírus principal. E cresceu consideravelmente e está entre os melhores agora“, disse Tanmay Ganacharya, gerente geral de pesquisa de segurança da Microsoft ATP, à ZDNet.
O Windows Defender agora está no centro de um grande arsenal de segurança no Windows 10, capacitando o que está sendo chamado de Segurança do Windows e sendo parte de um hub central que inclui, entre outros, controles dos pais e ferramentas de proteção de contas.
Recentemente, a Microsoft também lançou sua primeira versão do Microsoft Defender, uma versão renomeada do Windows Defender para macOS.