A taxa de atualização se refere ao número de vezes por segundo que uma imagem é atualizada na tela, em um processo medido em Hertz (Hz). Quanto mais alta a taxa de atualização, melhor será a experiência, ao passo que a taxa de atualização mais baixa geralmente resultará em oscilação da tela, e poderá causar cansaço visual e dores de cabeça.
Normalmente, uma taxa de atualização de 60 Hz é boa o suficiente para tarefas de computação diárias. Você notará alguns tremores ao mover o mouse na tela, mas é uma taxa ideal. Se estiver abaixo de 60 Hz, é aí que você começará a ter problemas.
Se você é um gamer, as coisas são um pouco diferentes. Embora 60 Hz devam proporcionar uma boa experiência, usar uma taxa de atualização de tela maior de 144 Hz ou mesmo 240 Hz oferecerá uma experiência de jogo muito melhor e mais suave.
Dependendo do monitor, da resolução e da placa gráfica que você está usando, no Windows 10, é possível ajustar a taxa de atualização do monitor manualmente para uma experiência de visualização mais nítida e suave.
Neste tutorial do Windows 10, mostraremos as instruções para alterar a taxa de atualização da tela em um monitor usando o aplicativo Configurações.
Alterar a taxa de atualização do monitor no Windows 10
Se você estiver com problemas no monitor por causa da configuração da taxa de atualização, siga estas etapas para definir a taxa mais precisa:
1. Vá até Configurações > Sistema > Vídeo.
2. Clique no link Configurações avançadas de tela.
3. Clique no link Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor 1.
4. Clique na guia Monitor.
5. Em Configurações do Monitor, use o menu suspenso para selecionar a taxa de atualização desejada.
Depois de concluir as etapas, o monitor deve começar a usar a nova taxa de atualização aplicada.
Alumas observações
As taxas que você pode selecionar sempre dependerão do monitor, do adaptador gráfico e da resolução que seu dispositivo está usando.
Se o seu monitor suportar uma taxa de atualização mais alta, mas a opção não estiver disponível, certifique-se instalar o driver gráfico mais recente. Além disso, você pode tentar definir uma resolução mais baixa quantas vezes as exibições puderem oferecer suporte a uma taxa de atualização mais alta, mas com uma resolução mais baixa.
No caso em que você está alterando a taxa de atualização da tela de 59 para 60 Hertz, mas a taxa de atualização reverte para 59 Hertz, esse é um comportamento esperado e nenhuma ação adicional é necessária.
A razão para esse comportamento é que as exibições específicas relatam apenas 59,94 Hertz e, quando isso acontece, o Windows exibirá duas frequências, incluindo 59 Hz e 60 Hz, por motivos de compatibilidade. No entanto, ambos de 59 a 60 Hertz definirão a taxa de atualização para 59,94 Hertz.