A Microsoft anunciou hoje vários novos dispositivos em seu evento anual de hardware. Juntamente com a linha Surface, a Microsoft também mostrou o novo Surface Neo, seu primeiro dispositivo dobrável de tela dupla com a marca Surface. Para acomodar a tela dupla, a Microsoft também apresentou o Windows 10X.
O Windows 10X é basicamente o Windows 10, mas é otimizado para dispositivos de tela dupla. A Microsoft espera que outros fabricantes, como Dell, HP e outros, acompanhem e desenvolvam dispositivos de tela dupla. O bom é que o Windows 10X é baseado no Windows 10, portanto, ele carrega a mesma interface do usuário e a experiência ao adicionar recursos otimizados para tela dupla.
O Windows 10X oferecerá mais flexibilidade e mobilidade à experiência de tela dupla, o que pode não ser possível no Windows 10. E sim, o Windows 10X oferecerá suporte a aplicativos Win32 em um contêiner. A Microsoft também falou sobre os novos tipos de entrada, incluindo toque e teclado, além de otimizações de bateria para as duas telas.
“O Windows 10X foi projetado para novos PCs de tela dupla e não como uma atualização do sistema operacional se você já possui um PC. Também estamos investindo continuamente na melhoria da experiência do Windows 10 em desktops e laptops, enquanto o Windows 10X permitirá uma nova classe de PCs que complementarão e coexistirão com os PCs Windows 10 atuais”, diz Microsoft.
O Windows 10X estará disponível em dispositivos de tela dupla a partir de 2020. Os dispositivos de tela dupla e dobráveis incluem fabricantes da Microsoft e de terceiros, como Dell e HP. A primeira onda de dispositivos dobráveis será alimentada por processadores Intel.
Via Microsoft