CEO da Microsoft lamenta ter desistido do Windows Phone

Recentemente, o CEO da Microsoft, Satya Nadella recebeu o Prêmio Axel Springer 2023, concedido pela controladora da família de sites de mídia Business Insider. Como parte desse prêmio, ele conversou com o CEO da Axel Springer, Mathias Dpfner. O Business Insider Africa publicou alguns destaques dessa entrevista.

Talvez a pergunta mais interessante, e a resposta de Nadella, tenha sido quando lhe perguntaram: “Existe algum tipo de erro estratégico real ou apenas uma decisão errada da qual você se arrepende em retrospecto?”. Embora ele não tenha dito isso pelo nome, Nadella acredita claramente que pode ter cometido um erro ao encerrar a divisão do Windows Phone:

A decisão sobre a qual muitas pessoas falam e uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei CEO foi a saída do que chamarei de telefone celular, conforme definido na época. Em retrospecto, acho que poderia ter havido maneiras de fazer isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e telefones.

Curiosamente, um dos últimos dispositivos com Windows Phone colocados à venda era para ser esse tipo de híbrido de PC – Telefone. O HP Elite x3, lançado em 2016, incluía a opção de compra de um Desk Dock para conectar o telefone a um monitor externo. Havia também o Mobile Extender, que oferecia uma opção semelhante a um notebook para o telefone. No entanto, esse esforço foi muito pequeno e tarde demais para salvar o Windows Phone.

Nadella também fala do acordo com a Activision Blizzard e como a Microsoft agora estará “realmente se dobrando tanto como produtora quanto como editora de jogos” e, claro, ele também fala sobre os produtos de IA da empresa.

Compartilhe

Deixe seu comentário