A Microsoft anunciou hoje que a API de gráficos DirectX 12 agora suporta S ombreamento de Taxa Variável, (também conhecido como VRS no inglês) trazendo mais jogos sem sacrificar a fidelidade visual. O recurso permite que os desenvolvedores priorizem a qualidade de sombreamento para partes de uma imagem que precisam mais, permitindo que os computadores economizem recursos nas partes em que não são tão importantes.
Como a Microsoft explica, a taxa de sombreamento determina a resolução na qual os shaders em uma imagem são chamados, com uma taxa de sombreamento maior, o que significa que o shader terá qualidade mais alta, mas também que estará usando mais recursos do sistema. Normalmente, a taxa de sombreamento se aplica a todos os pixels em um quadro, mas VRS significa que os desenvolvedores podem definir diferentes taxas de sombreamento para diferentes partes da imagem, o que significa que você pode economizar recursos e melhorar o desempenho diminuindo a taxa de sombreamento. partes de uma imagem onde não afetará a fidelidade visual.
A API da Microsoft suportará o VRS para ser implementado por sorteio ou dentro de um sorteio, e o último pode ser feito usando uma imagem de espaço de tela ou por primitiva. Ter essas opções significa que os desenvolvedores podem escolher o método que funciona melhor para o jogo. Em um teste realizado com a Firaxis, a Microsoft viu melhorias de desempenho de 20% usando VRS por empate, mas observou que alguma degradação visual leve pode ocorrer. Usando VRS dentro do sorteio (foto acima), o mesmo jogo ainda tem um salto de performance de 14%, mas com perda de qualidade muito menos perceptível.
A Microsoft pretende trazer suporte a VRS no DirectX 12 para todos os tipos de hardware, começando com as placas gráficas Nuring da Turing, todas suportando VRS, também conhecidas como Adaptive Shading. A Intel também está trabalhando no suporte para a tecnologia em suas próximas GPUs Gen11, e terá uma demonstração para mostrar na GDC se você estiver interessado em dar uma olhada. Não há nenhuma palavra sobre o suporte para cartões AMD, mas deve chegar em breve também. O suporte a VRS também será adicionado ao PIX para Windows assim que a API for formalmente anunciada.
A Microsoft já está trabalhando com vários editores, incluindo a Activision, a Ubisoft e Epic Games, como seus próprios estúdios Turn 10 e 343 Industries para implementar o VRS em jogos. Ele também terá duas sessões na GDC na quarta-feira, uma às 14h e outra às 15h30 ( horário local), para ajudar os desenvolvedores a começar a usar a tecnologia.