Facebook, Google, Microsoft e Twitter se uniram para lançar o Data Transfer Project (DTP), que deve permitir aos clientes mover mais facilmente seus dados entre seus serviços e outros serviços que se juntam à iniciativa no futuro. De acordo com o Facebook, o DTP ainda está nos estágios iniciais, mas o projeto já tem seu próprio site para você acompanhar o desenvolvimento.
Comentando sobre o DTP, Steve Satterfield, Diretor de Privacidade e Políticas Públicas do Facebook, disse:
“Hoje temos o prazer de anunciar que estamos participando do Data Transfer Project, uma colaboração de organizações, incluindo o Google, a Microsoft e o Twitter, empenhada em construir uma maneira comum para as pessoas transferirem dados para dentro e fora dos serviços online.”
Quando estiver totalmente implementado, ele usará as APIs e os mecanismos de autorização dos serviços para extrair os dados originais e usará “adaptadores específicos de serviço” para transferir os dados para um formato comum e enviá-los ao serviço de destino usando a API do destino. Por muito tempo, as empresas de tecnologia têm se gabado de exportar informações de serviços, mas nunca ofereceram uma maneira de colocá-las em outra; o DTP irá consertar isso.
Craig Shank, vice-presidente de padrões corporativos da Microsoft, comentou sobre a natureza do projeto de código aberto:
“Esse projeto de código aberto criará novos recursos para a portabilidade direta de dados entre os provedores de serviços participantes. Embora os usuários possam fazer o download de cópias de seus dados para um local de armazenamento local ou on-line, esse projeto facilita a portabilidade direta dos dados do usuário entre os serviços em nuvem. O objetivo do Data Transfer Project é estender a portabilidade de dados na nuvem, permitindo que os usuários transfiram diretamente seus dados para dentro e fora de qualquer provedor participante. Como um projeto de código aberto, ele é projetado para encorajar uma participação tão ampla quanto possível de tantos prestadores de serviços.”
Se o projeto for implementado, será um momento decisivo. Até agora, tem sido muito difícil se mover entre os serviços, mas o DTP deve resolver esse problema. Nenhuma das quatro firmas participantes anunciou um prazo para a conclusão do projeto, mas Damien Kieran, do Twitter, reconheceu que o projeto “levará tempo”.
Com informações: Data Transfer Project e Microsoft