Enquanto um Menu Iniciar, evidentemente, fazer a transição (e para alguns a vida), muito mais fácil, que acabaria por ser um 180 º para a Microsoft e seus planos futuros para integrar o PC com dispositivos móveis.
Se houvesse duas versões diferentes do Windows 8, um exclusivamente para o ambiente de trabalho e outra com uma interface de toque exclusivo para tablets, ele poderia funcionar. Mas imagine um toque sistema otimizado operacional onde a maioria dos usuários ainda estão usando-o principalmente com um teclado e mouse.
Julie Larson-Green, o novo Windows chefe parece pensar ao longo destas linhas também.
Em uma entrevista com o MIT Technology Review, o chefe da divisão de Windows sobre a Microsoft disse que a tela inicial é o painel de instrumentos perfeitos para usuários de forma rápida e facilmente acessar o conteúdo mais necessária em seus computadores:
Com o Windows 8, todas as coisas diferentes que você pode querer fazer há de relance com os Live Tiles. Em vez de ter que encontrar muitas rochas pouco para olhar por baixo, você vê uma espécie de painel de tudo o que está acontecendo e tudo o que você gosta de uma vez. Ele coloca você mais perto do que você está tentando fazer.
Esta declaração está em linha com o seu antecessor (Steven Sinofsky) e CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que ambos acreditam que é apenas uma questão de tempo até que todos se acostuma com a tela inicial.
Aqueles que não podem ou não querem sempre pode baixar uma variedade de utilitários de substituição que adicionar um menu de início para o Windows 8. Software, ambos gratuitos e pagos, como Start8, StartMenuPlus8 e Win8StartButton.