A Microsoft anunciou hoje o DirectX 12 Ultimate, a próxima evolução do DirectX 12 que promete um “alinhamento sem precedentes” entre o seu PC e o console de jogos de última geração da empresa, o Xbox Series X. A idéia é que você esteja usando hardware de PC que possui o logotipo DirectX 12 Ultimate ou, se você estiver usando um Xbox Series X, terá acesso aos mesmos recursos.
Esses recursos incluem DirectX Raytracing, Variable Rate Shading, Mesh Shaders e Sampler Feedback. Além disso, isso não afetará a compatibilidade, isso significa que não vamos ver jogos compatíveis apenas com o DirectX 12 Ultimate. É por isso que é a próxima evolução do DX12, não a próxima geração do DirectX. O que você estará perdendo sem o hardware DX12 Ultimate são alguns dos recursos interessantes de última geração listados acima.
DirectX 12 Ultimate inclui suporte ao DirectX Raytracing (DXR) 1.1, que possui alguns novos recursos sobre o DXR 1.0. A primeira é que a GPU Work Creation o suporta, o que significa que a GPU pode ir direto ao raytracing sem precisar trabalhar com a CPU. O próximo é sobre os mecanismos de streaming, e eles terão melhores recursos de rastreamento de raios, pois podem carregar shaders com mais eficiência.
O terceiro recurso é chamado raytracing em linha. Isso essencialmente permite que os desenvolvedores realizem parte do trabalho de raytracing, em vez de permitir que o sistema cuide dele. A Microsoft descreveu alguns cenários em que o raytracing em linha pode ser útil, como quando o desenvolvedor sabe que a sobrecarga do shader dinâmico pode não valer a pena.
O DX12 Ultimate também suporta Variable Rate Shading (VRS), que permite ao desenvolvedor ajustar a taxa de sombreamento de um jogo. Basicamente, dá ao desenvolvedor mais controle sobre a quantidade de energia da GPU sendo aplicada ao jogo.
Os Mesh Shaders prometem levar “todo o poder da computação GPU generalizada ao pipeline de geometria”, para que os desenvolvedores possam criar mundos mais detalhados. Permite maior capacidade de programação e melhor flexibilidade para o desenvolvedor do jogo. E, finalmente, o Sampler Feedback promete tempos de carregamento mais rápidos, menos suttering e, geralmente, melhor qualidade e desempenho.
O conjunto completo de recursos do DirectX 12 Ultimate estará disponível na próxima versão do Windows 10, versão 2004 (20H1). Até lá, você pode obter os recursos do DirectX 12 Ultimate nas versões do Windows Insider. Você pode aprender mais sobre o DirectX 12 Ultimate no link abaixo.
Fonte: Microsoft