A Microsoft anunciou que está finalmente aumentando o limite de 500 para 5.000 pastas compartilhadas para a maioria dos clientes no Outlook para Windows. A empresa admite que a limitação anterior foi um gargalo especialmente para aqueles que têm acesso ao Outlook contendo mais de 500 pastas porque a sincronização falharia aleatoriamente.
A empresa diz que os clientes há muito tempo clamam pela remoção dessa limitação e, após a última rodada de solicitações no ano passado, a Microsoft finalmente decidiu tomar medidas. Explicando como o limite foi elevado, Jon LeCroy, do Outlook, explicou em uma postagem no blog que o Outlook usa as notificações de hierarquia profunda do Microsoft Exchange para realizar a sincronização regular. Esse método de notificação notifica o cliente quando as alterações são feitas em uma determinada subárvore da pasta, mas o método se torna mais complicado com as pastas compartilhadas. LeCroy escreveu:
É proibitivamente caro (em termos de desempenho) no Exchange avaliar o acesso em uma base de mudança por mudança para determinar se o cliente registrado tem acesso ao item alterado, portanto, as notificações de hierarquia profunda só estarão disponíveis se você for o proprietário da caixa de correio. O Outlook manterá cada pasta individual aberta e registrará as alterações nessa pasta (notificações “superficiais”) para saber quando algo mudou. Emparelhar esse comportamento com os limites padrão do Exchange de 500 objetos MAPI abertos por vez e temos o limite de 500 pastas.
Felizmente, quando olhamos com mais atenção para as nossas opções, conseguimos encontrar outro meio de aprender que algo mudou na hierarquia de pastas – uma propriedade especial na pasta que é atualizada quando algo dentro dela muda. Agora observamos as alterações nessa propriedade na caixa de correio compartilhada e, quando detectadas, trabalharemos na caixa de correio compartilhada para sincronizar as alterações. Voilà! Sincronize para caixas de correio compartilhadas sem entrar no limite de 500 pastas!
A atualização agora está disponível para os clientes do Canal Mensal (segmentados) na versão de 1904 do Outlook e para os clientes do Canal Mensal na versão de 1905 (11629.20196) ou posterior. Os clientes do canal semianual na programação normal de SA (setembro para Targeted e janeiro para lançamento geral) verão as alterações em uma data posterior.