Mais de mil aplicativos Win32 já foram portados para o Windows 10, diz Microsoft

A Microsoft revelou durante o primeiro dia da Build 2017, que existem mais de mil programas Win32 portados para a loja do Windows 10 através do projeto Centennial, uma ferramenta que ajuda os desenvolvedores a converter programas Win32 em aplicativos universais, anunciado há quase 8 meses.

O lançamento de programas da área de trabalho na Loja do Windows abre a porta para uma nova série de recursos, mas também oportunidades para desenvolvedores, já que aplicativos universais podem aumentar as receitas com compras no aplicativo, mas também oferecem recursos específicos do Windows 10, como integração com a Cortana e Live Tiles.

Esta é uma das razões pelas quais desenvolvedores decidiram lançar seus produtos para o Windows 10, os engenheiros da Microsoft explicaram na Build 2017 alguns programas de desktop que já foram lançados na Loja do Windows, incluindo o Kodi, Evernote, Musicmatch, Magix e Photoscape.

Grandes desenvolvedores ainda não aderiram o UWP

Embora não haja dúvida de que ver o número de aplicativos desktop portados crescer é uma boa notícia para a Microsoft e seus usuários, também não é segredo que os grandes nomes ainda estão faltando na loja do Windows e a primeira categoria que vem à mente é navegadores.

Neste ponto, os principais navegadores de desktop no mercado não estão disponíveis na Loja do Windows, nem a Mozilla nem o Google estão muito interessados ​​em portar seu software. Enquanto o próprio Google não tem intenção de trazer nenhuma de suas aplicações na Loja do Windows, a Mozilla em algum momento planejou uma versão otimizada de toque do Firefox, mas nada de concreto de seu desenvolvimento.

Os navegadores, no entanto, são uma categoria de software específica que é mais difícil de lançar como UWP, uma vez que a política de armazenamento da Microsoft exige que os desenvolvedores mudem para o mecanismo de renderização Edge para navegadores postados na Windows Store. Este é um recurso de segurança que outras lojas de aplicativos como a Apple também estão usando, mas, é claro, isso não impediu o Google e a Mozilla de lançar seus navegadores no iOS.

Vai levar muitos meses e provavelmente anos até que os desenvolvedores decidam transferir seus aplicativos para a Windows Store, mas, no momento, a Microsoft não tem outra opção senão ficar “sobrecarregada” com o número de desenvolvedores interessados ​​no projeto Centennial.

A Microsoft está muito empenhada em trabalhar com os desenvolvedores para que isso aconteça, por isso espera mais notícias sobre esse projeto no futuro próximo.

Compartilhe

Deixe seu comentário