Novidades no Sensor de Armazenamento do Windows 10

A próxima atualização de recurso do Windows 10 (conhecida como Atualização de Outubro de 2018) ganhou um novo recurso e algumas alterações no comportamento do Sensor de Armazenamento. Confira o que mudou!

O que há de novo no Sensor de Armazenamento?

O Sensor de Armazenamento agora tem a capacidade de liberar automaticamente espaço do OneDrive, disponibilizando arquivos mais antigos, não utilizados e disponíveis localmente e somente online. Seus arquivos estarão seguros no OneDrive e representados como espaços reservados em seu dispositivo. Quando conectado à internet, você poderá usar arquivos somente online como qualquer outro arquivo.

Para liberar espaço automaticamente; navegue até o aplicativo Configurações > Sistema > Armazenamento. Em seguida, ativar o Sensor de Armazenamento clicando no botão de alternância. Todos os arquivos que você não usou nos últimos 30 dias estarão qualificados para liberação quando o dispositivo estiver com pouco espaço livre para que o Windows funcione sem problemas.

Sensor de Armazenamento do Windows 10

Se você quiser alterar esse comportamento, poderá executar o Sensor de Armazenamento periodicamente em vez de executá-lo somente quando o dispositivo estiver com pouco armazenamento.

Para fazer isso, você primeiro terá que clicar em “Alterar o modo de liberar espaço automaticamente”. Em seguida, você pode alterar o valor em “Executar o Sensor de armazenamento”.

Sensor de Armazenamento do Windows 10

Se você quiser que o Sensor de Armazenamento seja executado de forma agressiva, a seção “Conteúdo da nuvem disponível localmente” na mesma página terá uma lista suspensa para alterar o valor padrão.

Por exemplo, se você optar por executar o Sensor de Armazenamento toda semana e selecionar uma janela de 14 dias para o Arquivos Sob Demanda, o recurso será executado uma vez por semana e identificará os arquivos que você não usou nos últimos 14 dias.

Sensor de Armazenamento do Windows 10

Observação: os arquivos que você marcou para estar sempre disponível não são afetados e continuarão disponíveis off-line.

Auto-ativado em baixo armazenamento

O Sensor de Armazenamento agora pode se ligar quando o dispositivo estiver com pouco espaço de armazenamento. Uma vez ativado, o Sensor de Armazenamento será executado de maneira inteligente sempre que o dispositivo ficar com pouco espaço de armazenamento e limpar arquivos temporários de que seu dispositivo e aplicativos não precisam mais.

O Sensor de Armazenamento procura e removerá os seguintes tipos de arquivos:

  • Arquivos de instalação temporária
  • Conteúdo indexado antigo
  • Arquivos de cache do sistema
  • Arquivos de cache da Internet
  • Pacotes de drivers de dispositivos
  • Arquivos de programas baixados pelo sistema
  • Arquivos de log do sistema datados
  • Arquivos de despejo de memória de erro do sistema
  • Arquivos de minidespejo do erro do sistema
  • Arquivos Temporários do Sistema
  • Arquivos temporários atualizados do Windows
  • …e mais.

Se quiser liberar ainda mais espaço no seu dispositivo, pode ativar a remoção de arquivos na pasta Meus Downloads. A limpeza da pasta Downloads não está ativada por padrão.

Sensor de Armazenamento do Windows 10

Limpeza manual

Se você quiser executar manualmente uma operação de limpeza, clique no link “Liberar espaço agora” na página Armazenamento em Configurações.

Sensor de Armazenamento do Windows 10

O Sensor de Armazenamento verifica o seu dispositivo em busca de arquivos seguros para limpeza e fornece uma estimativa do espaço que pode ser liberado. Os arquivos não são removidos até que você clique no botão “Remover arquivos”.

Sensor de Armazenamento do Windows 10

Você pode escolher o tipo de conteúdo que é apagado pelo Sensor de Armazenamento. Observe que parte desse conteúdo não é automaticamente limpo pelo Sensor de Armazenamento. Essas ações de limpeza podem diminuir temporariamente o desempenho do seu sistema.

Descontinuação da Limpeza de Disco

A experiência de limpeza de disco (“cleanmgr.exe”) está sendo descontinuada, mas ainda será mantida a ferramenta por motivos de compatibilidade. Não há necessidade de se preocupar, pois a funcionalidade do Sensor de Armazenamento é um superconjunto do que a limpeza de disco oferece!

Via: Microsoft

Compartilhe

Deixe seu comentário