Em 2014, a Microsoft apresentou a Cortana, sua assistente virtual do Windows. A Microsoft tinha uma lista de nomes para sua assistente virtual antes de se chamar Cortana. ‘Alyx’ era o nome que liderava a lista, mas o imenso suporte para o nome ‘Cortana’ no site UserVoice fez com que a Microsoft o escolhesse em vez de Alyx.
Em uma entrevista recente, Sandeep Paruchuri, um ex-gerente de produtos da Microsoft, revelou que Steve Ballmer tentou nomear a Cortana como Bingo. Ele também mencionou que Ballmer queria que tudo tivesse a marca Microsoft.
“Felizmente, Satya tinha ideias diferentes e foi um grande apoiador do projeto por causa de sua crença no poder da IA. Sob sua liderança, Cortana conseguiu manter seu nome e foi declarada pronta para embarcar”, acrescentou Sandeep.
Cortana
Cortana foi nomeada assim por ser a companheira virtual de IA do principal protagonista de Halo, Master Chief. Essa foi a ideia principal na época por trás do apelido que Cortana recebeu, já que ela também serviria como assistente de voz para usuários do Windows Phone.
Um relatório do ano passado sugeriu que a Microsoft estava tentando renomear a Cortana para Microsoft 365 Assistant. No entanto, embora a Microsoft já reconheça o assistente virtual como o “assistente de produtividade pessoal no Microsoft 365” do usuário, o nome Cortana ainda permanece.
Fonte: Big Bets via MSPoweruser