VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos.
Geralmente usado por desenvolvedores de sistemas, ou profissionais de TI, pois permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.
Características do VirtualBox
- Modularidade: O VB tem um design extremamente modular, com interfaces de programação internas bem definidas e um design cliente/servidor. Isso facilita o controle de várias interfaces de uma só vez: por exemplo, você pode iniciar uma máquina virtual em uma GUI típica de máquina virtual e controlá-la a partir da linha de comando ou, possivelmente, remotamente. VB também vem com um Kit de Desenvolvimento de Software completo: embora seja um Software de Código Aberto, você não precisa hackear a fonte para escrever uma nova interface para o VirtualBox.
- Descrições de máquinas virtuais em XML: As configurações das máquinas virtuais são armazenadas inteiramente em XML e são independentes das máquinas locais. As definições de máquinas virtuais podem, portanto, ser facilmente portadas para outros computadores.
Notas de lançamento
Versão 7.0.20 (lançado em 16 de julho de 2024)
Esta é uma versão de manutenção. Os seguintes itens foram corrigidos e/ou adicionados:
- TPM: Corrigidos erros que apareciam no visualizador de eventos com convidados do Windows
- Hosts macOS: Corrigida a passagem de dispositivos USB para a VM (bug #21218)
- Áudio: Gravação corrigida com emulação HDA após novos convidados do Windows 10/11 serem reiniciados
- USB: Corrigido um deadlock no OHCI acionado ao salvar o estado atual de uma VM ou tirar um snapshot (bug #22059)
- Linux Guest and Host: Introduzido suporte inicial para o kernel OpenSuse 15.6
- Linux Guest and Host: Introduzido suporte inicial para o kernel RHEL 9.5 (bug #22099)
- Adições de convidados: Área de transferência compartilhada: Problema corrigido quando novas linhas extras eram coladas ao copiar texto entre Win e X11 (bug #21716)
- UEFI Secure Boot: Adicionar novos certificados Microsoft à lista para novas VMs