Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows 11, e foi lançando primeiramente no Windows 10 há dez anos. Infelizmente, a Microsoft não só inclui o Edge em todas as versões do Windows 11 e 10, mas também é impossível desinstalá-lo normalmente, além de forçar você a usá-lo com certos recursos do sistema, como widgets.
Felizmente, é possível desinstalar o Microsoft Edge do seu PC com Windows 11 e 10 se você estiver disposto a se esforçar. Estamos aqui para ajudar com isso. A propósito, se você estiver na Área Econômica Europeia (EEA), você pode desinstalar o Edge normalmente nas versões mais recentes do Windows.
Como desinstalar o Microsoft Edge no Windows 11 (Usuários da UE)
Usuários no EEE podem agradecer ao Digital Markets Act, que tornou obrigatório para a Microsoft permitir que usuários desinstalem o Edge por meios normais no Windows 10 e 11. Isso significa que se você estiver executando as versões mais recentes de qualquer um desses sistemas operacionais e a região do seu PC estiver definida para um país no EEE (ele precisa ter sido definido para essa região desde a configuração inicial), você pode seguir estas etapas simples:
- Abra o aplicativo Configurações do Windows 11.
- Selecione Aplicativos.
- Selecione Aplicativos instalados.
- Encontre o Microsoft Edge na lista, clique nos três pontos e depois em Desinstalar.
- Clique em Desinstalar novamente para confirmar sua escolha e mais uma vez na última caixa de diálogo que aparecer.
Seu PC removerá o Microsoft Edge e você terá que reiniciá-lo.
Aviso: A Microsoft avisa que certos recursos do sistema podem não funcionar como esperado se você remover o Edge, então se notar algo estranho, pode ser necessário instalá-lo novamente.
Como desinstalar o Microsoft Edge no Windows 11/10 (Avançado)
Em construção… (avise-nos em caso de falta de atualização).
Como desinstalar o Microsoft Edge com um clique (Não recomendado)
O script e seus componentes são de código aberto e podem ser visualizados na página do projeto: https://github.com/ShadowWhisperer/Remove-MS-Edge.
Aviso: O script do projeto foi sinalizado como vírus pelo Microsoft Defender e outros antivírus. Se quiser prosseguir, desative temporariamente qualquer software de segurança instalado antes de baixá-lo e executá-lo.
Como baixar o script
Você pode baixar o script através do link script-remove-edge. Inclui dois scripts para remoções específicas, consulte a descrição detalhada abaixo:
- remove-edge.bat: serve apenas para remover o Edge.
- remove-edge-webview: remove o Edge o componente WebView.
Recomendamos remover apenas o Microsoft Edge, pois alguns aplicativos exigem o componente WebView, e sua remoção pode causar problemas como a falha no carregamento da nova versão do Outlook.
Como usar o script
Após extrair completamente os arquivos para a área de trabalho ou outro local, abra a pasta e execute o script .bat como administrador. O script requer um download online de componentes de recursos relacionados.
Esses recursos são hospedados no Github, portanto, se sua rede não puder se conectar ao Github, talvez você não consiga baixá-los e, consequentemente, a desinstalação poderá falhar.
Se o download for bem-sucedido, aguarde alguns segundos para que o script prossiga automaticamente com a remoção dos componentes do Microsoft Edge e entradas do registro. Feche a janela quando o processo for concluído.
Após a remoção, você receberá uma notificação de que o Microsoft Edge não pode ser encontrado.