Microsoft anunciou hoje, 10 de janeiro de 2017 o fim do suporte ao Windows Essentials. Em 2016, a gigante de Redmond tinha lançado uma nota em seu site informando da aproximação do fim do suporte e quando os links para download serão removidos.
O Windows Essentials, anteriormente conhecido como Windows Live Essentials, é um pacote de ferramentas oferecidas gratuitamente para usuários do Windows, incluindo Galeria de Fotos, Movie Maker, Windows Live Writer, Windows Live Mail e OneDrive.
Anteriormente, a Microsoft deu a entender que uma versão do Movie Maker para Windows 10, um dos aplicativos incluídos no pacote, também será lançado na loja. E como a gigante dos software vem concentrando seus esforços no Windows 10, não faz sentido a empresa manter o Windows Essentials “vivo”, especialmente porque o software é dirigida principalmente para versões mais antigas do Windows.
Alternativas para o Windows Essentials
A maioria dos aplicativos incluídos no pacote Windows Essentials já estão disponíveis no Windows 10 como um aplicativo moderno, então não há razão para continuar com o suporte.
O fim do suporte do pacote do Windows Essentials 2012 foi em 10 de janeiro de 2017.
Windows Live Messenger, que foi um dos principais aplicativos da suíte por um longo tempo, foi substituído pelo Skype, enquanto o novo aplicativo Email no Windows 10 toma o lugar do Windows Live Mail. O aplicativo Fotos substitui Galeria de Fotos e, o Windows Live Writer é oferecido como Open Live Writer em código aberto.
E por último, OneDrive e Proteção para a Família estão integrados ao Windows 10, então, praticamente todas as aplicações incluídas no Windows Essential já foi substituído por uma versão moderna disponível no sistema operacional mais recente da Microsoft.
Se você já instalou o Windows Essentials pode continuar a executar os aplicativos após fim do suporte, mas não será lançado atualizações e melhorias para à suíte.