Microsoft leva vozes na nuvem para o novo Microsoft Edge

Scott Low, gerente de programas do Microsoft Edge, anunciou que as versões mais recentes dos canais Dev e Canary do Microsoft Edge baseado no Chromium agora incluem suporte a 24 vozes em nuvem em 21 locais diferentes, incluindo o português do Brasil.

O primeiro lugar onde eles começarão a aparecer é em “Ler em voz alta”, um recurso da versão atual (baseada em EdgeHTML) do Microsoft Edge que dá às pessoas a opção de ter sites lidos para eles pelo navegador.

Desenvolvido pela Microsoft Cognitive Services, essas novas vozes vêm em dois estilos diferentes e podem ser distinguidas de outras vozes que você possa ter instalado em seu computador pelo fato de terem “Microsoft >Nome da voz > Online” em seus nomes:

  • Vozes neurais – Alimentadas por redes neurais profundas, essas vozes são as vozes mais naturais disponíveis atualmente. 
  • Vozes padrão – essas vozes são as vozes online padrão oferecidas pelo Microsoft Cognitive Services. Vozes com “24kbps” no título soarão mais claras em comparação com outras vozes padrão devido à taxa de bits de áudio aprimorada.

A maneira mais fácil de experimentar o novo conjunto de vozes em nuvem é usar o recurso Ler em voz alta. Para fazer isso, navegue até um site, selecione algum texto, clique com o botão direito e selecione “Ler em voz alta”. Isso iniciará a leitura em voz alta e também abrirá a barra de menus Ler em voz alta, que permite escolher vozes diferentes e ajustar a velocidade de leitura clicando no botão “Opções de voz”:

Captura de tela mostrando o menu "Opções de voz" no Microsoft Edge

Também é importante notar que essas vozes foram expostas aos desenvolvedores por meio da API JavaScript SpeechSynthesis. Isso significa que qualquer aplicativo de texto para voz baseado na Web pode usá-las para criar experiências de som mais configuráveis ​​e humanas na nova versão do Microsoft Edge!

Compartilhe