Alterar configurações de DPI alto em apps clássicos do Windows 10

No Windows 10, alguns aplicativos clássicos de desktop podem ficar desfocados durante certos cenários, quando você está executando uma sessão remota ou alterando as configurações de exibição. Normalmente, você precisa sair e entrar novamente para corrigir o problema.

Para facilitar esse problema, a partir da Atualização de abril de 2018 (versão 1803), o Windows 10 apresenta uma nova opção na página “Configurações de escala avançadas” que detecta e tenta corrigir aplicativos desfocados automaticamente na próxima vez que você os abrir. No entanto, se o recurso não estiver funcionando como esperado, você também poderá escolher as configurações de DPI alto que um aplicativo específico deve usar para substituir as configurações padrão.

Neste tutorial do Windows 10, mostraremos as instruções para alterar configurações de DPI alto em apps clássicos de desktop (win32) para permitir que o Windows corrija automaticamente textos desfocados e elementos com novas opções disponíveis na Atualização de abril de 2018.

Como alterar configurações de DPI alto em apps clássicos

Se você estiver usando um aplicativo clássico de desktop que não renderiza corretamente em um display de alta densidade de pixels, poderá corrigir problemas de dimensionamento para melhorar a aparência usando as seguintes etapas:

  1. Abra o aplicativo que você deseja corrigir.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo na barra de tarefas.
  3. Clique com o botão direito do mouse no nome do aplicativo e selecione Propriedades.

Alterar configurações de DPI alto em apps clássicos

4. Clique na guia Compatibilidade e, em seguida, clique no botão Alterar configurações de DPI alto.

Dica: se você quiser aplicar as configurações para todas as contas configuradas em seu computador, clique no botão “Alterar configurações de todos os usuários” e, em seguida, clique no botão “Alterar configurações de DPI alto”.

Alterar configurações de DPI alto em apps clássicos

5. Em “DPI do Programa”, marque a opção Use esta configuração para corrigir problemas de escala para este programa em vez daquele em Configurações.

Alterar configurações de DPI alto em apps clássicos

6. Usando o menu suspenso disponível, especifique se um aplicativo deve usar as configurações de DPI quando você entrar no Windows ou ao abrir o programa.

Depois de concluir essas etapas, reinicie o aplicativo para começar a usar as alterações. No futuro, se o aplicativo ficar desfocado, o Windows 10 usará as configurações especificadas para renderizar o aplicativo corretamente na próxima vez que você abri-lo.

Substituir as configurações de ajuste de DPI alto

É importante notar que na etapa 5, você também pode usar as opções de substituição de escala de DPI alto para alterar o comportamento de dimensionamento padrão para um programa que está desfocado desde o início.

Em Substituição de ajuste de DPI alto, selecione a opção Sistema (Aprimorado) usando o menu suspenso para tornar o texto, a interface, e o redimensionamento dos elementos corretamente.

Alterar configurações de DPI alto em apps clássicos

Se a opção “Sistema (Aprimorado)” não estiver funcionando em um aplicativo específico, você também poderá tentar duas opções adicionais, incluindo:

  • Aplicativo: força o aplicativo a ser executado em um reconhecimento de DPI por monitor.
  • Sistema: estica a interface, os elementos de bitmap e o texto ficarão desfocados.

Conclusão

Essas configurações estão disponíveis apenas para app clássicos de desktop, já que os aplicativos da Microsoft Store já foram projetados para lidar com telas de alta densidade de pixels. Além disso, essas novas melhorias funcionam para aplicativos em execução no monitor principal. Se você tiver uma configuração de vários monitores usando configurações de escala diferentes e usando o modo estendido, os aplicativos ainda poderão ficar desfocados nos outros monitores.

Compartilhe

Deixe seu comentário