Como desativar a Cortana na tela de bloqueio do Windows 10

A Microsoft tornou possível usar Cortana na tela de bloqueio para que você possa fazer várias coisas, como obter atualizações do tempo, lembretes, eventos da agenda, informações sobre o transito, reproduzir músicas e outros, sem desbloquear o PC. Para tarefas sensíveis, como o lançamento de aplicativos ou acesso a dados confidenciais, é necessário desbloquear o computador primeiro.

Por melhor que seja, se você não está usando ou simplesmente não gosta da Cortana na tela de bloqueio, pode facilmente desativá-la conforme necessário. Veja como.

Desativar a Cortana na tela de bloqueio usando o aplicativo Configurações

Windows 10 tem uma seção dedicada no aplicativo Configurações que permite controlar as permissões e o comportamento da Cortana. Você pode facilmente ativar ou desativar a Cortana na tela de bloqueio, alternando uma unica opção. A melhor coisa sobre essa abordagem é que ela é específica do usuário, ou seja, as alterações feitas não afetam outros usuários em seu sistema. Eles ainda podem ter a Cortana ativado em sua tela de bloqueio.

  1. Vá até o aplicativo Configurações > Cortana > Conversar com a Cortana.
  2. No painel direito, role para baixo até ver a seção Tela de Bloqueio. Em seguida, desative a opção Usar a Cortana mesmo quando meu dispositivo estiver bloqueado.
Desativar a Cortana na tela de bloqueio usando o aplicativo Configurações

Você agora desativou a Cortana na tela de bloqueio da sua conta de usuário. Se você quiser ativá-la novamente, tudo o que você precisa fazer é alternar a opção para “Ativado”.

Desativar a Cortana na tela de bloqueio usando o Editor do Registro

Se você tiver vários usuários em seu sistema e quiser desativar a Cortana na tela de bloqueio de todos eles, será necessário usar o Editor do Registro. Para isso, faça o seguinte:

1. Digite regedit na caixa de pesquisa da barra de tarefas e pressione Enter. No Editor do Registro, navegue até a seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows

2. Sob a chave “Windows”, veja se você tem uma chave chamada “Windows Search”. Se você tiver essa chave, pule para a próxima etapa. Caso contrário, clique com o botão direito em Windows > Novo > Chave e nomeie a chave como “Windows Search”.

Crie uma nova chave e nomeie como Windows Search

3. Selecione a chave Windows Search, clique com o botão direito do mouse no painel direito e selecione Novo > Valor DWORD (32 bit). Nomeie o novo valor como AllowCortanaAboveLock e pressione Enter para confirmar.

Crie um novo Valor DWORD (32 bit) e nomeie como AllowCortanaAboveLock

4. Clique duas vezes no valor recém-criado e defina os dados do valor como 0. Clique no botão OK para salvar as alterações.

Defina os dados do valor como 0

Ao definir os dados do valor como “0”, você desabilita a Cortana na tela de bloqueio de todos os usuários do sistema. Se quiser ativá-la novamente, basta excluir o valor “AllowCortanaAboveLock” ou definir os dados do valor como “1”.

Desativar a Cortana na tela de bloqueio usando o Editor de Política de Grupo

Usuários do Windows 10 Pro podem usar o Editor de Política de Grupo para desativar a assistente na tela de bloqueio para todos os usuários do Windows 10.

1. Digite gpedit na caixa de pesquisa da barra de tarefas e pressione Enter.

2. Vá até Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Pesquisar.

3. Localize e clique duas vezes na opção Permitir Cortana acima da tela de bloqueio e, em seguida, defina seu valor como Desabilitado.

Se você quiser ativar a Cortana novamente, selecione “Não configurado” ou “Habilitado”.

Compartilhe

Deixe seu comentário