Como gerenciar as configurações de aplicativos no Windows 10

A capacidade de gerenciar configurações de aplicativos da Microsoft Store existe desde a primeira versão do Windows 10. Porém, a experiência da página de configurações de aplicativos era limitada, e muitos recursos essenciais estavam ausentes.

Com a Atualização de abril de 2018 do Windows 10 (versão 1803), o Aplicativos e recursos recebeu uma série de melhorias, incluindo novas “Opções avançadas” e agrupando todas as configurações disponíveis para um aplicativo específico em um único local, o que torna a configuração de aplicativos uma experiência mais fácil e rápida.

Neste tutorial do Windows 10, mostraremos as instruções para acessar, gerenciar e entender as configurações disponíveis para os aplicativos da Microsoft Store.

Acessar as configurações de aplicativos no Windows 10

Para alterar as configurações de um aplicativo especifico, siga as seguintes etapas:

  1. Vá até Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos.
  2. Selecione o aplicativo que deseja gerenciar e clique no link Opções avançadas.

Gerenciar configurações de aplicativos no Windows 10

Dica: você também pode clicar com o botão direito do mouse no bloco do aplicativo no menu Iniciar, selecionar ‘Mais’ e clicar na opção ‘Configurações do aplicativo’ para abrir rapidamente a página de configurações.

Gerenciar as configurações de aplicativos no Windows 10

Em Opções avançadas, você pode gerenciar várias configurações sobre um app específico. No entanto, as configurações só estão disponíveis para aplicativos adquiridos na Microsoft Store e, as opções e recursos podem ser diferentes dependendo do aplicativo.

Especificações

Em Especificações, você pode ver as informações do fornecedor, o número da versão do aplicativo instalado no seu dispositivo, o tamanho do aplicativo, os dados e a quantidade total de uso do espaço no disco rígido.

Permissões do aplicativo

A seção Permissões do aplicativo permite que você ative ou desative o acesso do aplicativo a seus arquivos, local, câmera, microfone e você pode até especificar se o aplicativo deve ser executado em segundo plano.

Observe que as opções disponíveis variam de acordo com o aplicativo, pois nem todos os aplicativo requer as mesmas permissões.

Execução no logon

A página Opções avançadas agora inclui a capacidade de controlar as tarefas de inicialização, que são tarefas adicionais de um aplicativo que podem ser executadas na inicialização.

Se um aplicativo incluir tarefas que executam uma inicialização, ele será listado em “Execução no logon” e, se você precisar alterar essas opções, será necessário clicar no link Configurar tarefas de inicialização para acessar a pagina “Inicialização”.

Uso da bateria

Você pode verificar o uso da bateria deste aplicativo e gerenciar se ele deve ou não continuar a execução em segundo plano. Para isso, basta clicar no link Verificar o uso da bateria.

Notificações da tela de bloqueio

Caso o aplicativo (como o Email e Calendário) suporte a exibição de notificações na tela de bloqueio, você verá um link para acessar as configurações para configurar o status rápido do aplicativo na tela de bloqueio.

Padrões

Em Padrões, você não pode definir diretamente o aplicativo como seu padrão, mas há um link para acessar a página “Aplicativos padrão” para definir seu aplicativo preferido por padrão.

Terminar

Quando um aplicativo não estiver respondendo, você pode clicar no botão Terminar para forçar o encerramento do aplicativo e de todos os processos relacionados. Em seguida, basta reiniciar o aplicativo para começar a usá-lo novamente.

Redefinir

Se um aplicativo não estiver funcionando direito, você usar o botão Reparar para tentar repará-lo sem excluir os dados do aplicativo.

Caso o aplicativo ainda não esteja funcionando, você pode usar o botão Restaurar para reinstalar o aplicativo e reverter as configurações padrão.

Desinstalar

Embora você possa simplesmente clicar com o botão direito do mouse em um aplicativo da Microsoft Store e selecionar “Desinstalar” para removê-lo do seu dispositivo, também é possível desinstalar um aplicativo específico direto da sua página de configurações.

Complementos e conteúdo para download do aplicativos

Por fim, na parte inferior da página, você encontrará uma lista de complementos e outros conteúdos para download que aprimoram o aplicativo ou o jogo. Normalmente, esses extras não são gratuitos e você só pode baixá-los da Microsoft Store.

Compartilhe

Deixe seu comentário